Como aumentar o comprimento de um vestido?

Sabe aquele seu vestido que tinha mangas e até mesmo um decote comportado, mas que acabou ficando entocado dentro do guarda-roupa por ser um pouco curto demais? Se você tem algo parecido no seu armário, hoje trago uma alternativa para recuperá-lo e voltar a usá-lo novamente, porém, modesto!

Para vestidos muito curtos (no joelho ou acima do joelho – pois são comprimentos que, por não cobrirem o joelho quando você se senta, vão deixar partes de suas pernas expostas), a opção é utilizar tecidos do mesmo tom do vestido, com estampa semelhante (caso ele seja estampado) ou algo que combine, para fazer uma emenda na saia, alongando a barra até o comprimento ideal.

Para vestidos curtos (um pouco abaixo do joelho mas não comprido suficientemente para cobri-lo quando você se senta), você pode utilizar pedaços de tecidos ou então bordado inglês, aplicando-os na barra também para que ela chegue ao comprimento ideal.

Eu fiz isso no vestido na minha afilhada. Quando ela ficava em pé, o vestidinho cobria os joelhos, mas quando ela se sentava, o vestido não os cobria. Penso que justamente era esse o motivo pelo qual Santo Pio de Pietrelcina recomendava que o comprimento das saias fossem de, no mínimo, 20cm abaixo dos joelhos, justamente para a mulher manter a modéstia e o decoro quando se sentasse.

É muito desconcertante ver uma mulher sentada e parte das pernas e coxas aparecendo devido ao comprimento insuficiente da barra. Isso é indecoroso e, com certeza, desagrada sobremaneira a Deus. Tem gente que pode até reclamar do que eu disse até aqui, achando que tudo isso é muito “rígido”,  ou talvez um “absurdo”, porém, como disse Pe. Vilmar, a santidade começa com a água e com o sabão, e quem não faz o mínimo esforço para a agradar mais a Deus também não fará o máximo esforço, isto é certo. Se o comprimento de uma simples peça de roupa se torna motivo para tanta reclamação, o que dirá então dos vícios, pecados e imperfeições que uma alma possui? Quem não consegue fazer o mínimo esforço para mudar algo exterior em si mesmo conseguirá fazer um esforço ainda maior para mudar algo em seu interior?

Reformando o comprimento do vestido…

É muito fácil aplicar o bordado inglês. Você só vai precisar chulear* as bordas e depois costurar com ponto reto, do lado de dentro da barra que deseja aumentar. Acabei não fazendo o passo-a-passo porque minha câmera descarregou quando comecei a tirar as fotos, e como eu quis aproveitar o dia para terminar o vestido para minha afilhada poder levá-lo para casa no fim do dia (ela passou o dia comigo, foi uma experiência e tanto!!!), só tirei fotos antes de aplicar o bordado inglês e depois do aplique pronto. Em todo caso, ficam aqui as fotos para você conferir e se inspirar. Aproveitei também para aplicar o bordado inglês na manga do vestidinho, alongando-a. O vestido ficou bem mais bonitinho, e com o comprimento perfeito para a ir à Santa Missa!

Confira!

O ANTES de DEPOIS do vestido. Antes, sem o bordado inglês. Depois, com o bordado inglês. Não ficou uma graça?
O ANTES de DEPOIS do vestido. Antes, sem o bordado inglês. Depois, com o bordado inglês. Não ficou uma graça?
Mais de perto, a manga e a barra feitas.
Mais de perto, a manga e a barra feitas.

E agora, a foto da minha princesinha com o vestido!… Ah, o rostinho está cortado à pedido do papai rs… Essa foto foi feita depois da Missa de ontem!

Minha linda afilhada com o vestidinho reformado!
Minha linda afilhada com o vestidinho reformado!

Meigo, não?? Smiley de boca aberta

Salve Maria Santíssima!


* Chulear significa dar pontinhos na borda de um tecido para que ele não desfie. Geralmente, usa-se uma máquina de overloque para fazer esse trabalho, mas você pode fazer isso à mão com ponto tipo caseado, ou com uma máquina doméstica com ponto tipo ziguezague (caso ela não tenha algum ponto parecido com o de overloque).

29 comments

  1. Ficou bem melhor! Ótima dica, Melissa! Algo tão simples e que ajuda tanto a preservar o recato 😉

    “Quem não consegue fazer o mínimo esforço para mudar algo exterior em si mesmo conseguirá fazer um esforço ainda maior para mudar algo em seu interior?”

    Pois é! Se reclamam tanto por causa de bobagens como uma saia que cubra as coxas ao sentar ou de mangas que cubram os braços até os cotovelos, como ter forças para mudar as péssimas inclinações que todo ser humano carrega em si? Não dá para fazer mudanças reais sem esforço! As pessoas querem viver de acordo com o mundo, usando roupas curtas e provocantes e se achando no direito de se sentirem muito devotas, achando que Deus não vai notar nada disso. Se assim fosse, Ele não teria feito túnicas que cobriam todo o corpo para Adão e Eva, teria deixado os dois usando aqueles “biquínis” de folhinhas…

    Deus vê o coração sim, mas temos que ser sinceros em primeiro lugar. Quem não cobre nem as coxas (área bastante provocante, como todo mundo sabe), vai se preocupar em expiar os pecados com o suor da penitência? Complicado, não? Ai dos mornos…

    beijinhos!

  2. Ficou lindinho o vestido da sua princesinha.
    Coloquei bordado numa blusa tb, nem postei pq vc está falando sobre isso e ia ficar parecendo que copiei sua ideia de postagem ahuahuahu Também já coloquei numa saia há algum tempo, vc viu?

    1. A aplicação da renda ficou bem certinha, parabéns! 😀

      Deixei um comentário lá pra você. Se a aplicação da renda ainda não foi suficiente pra aumentar o comprimento da saia (não entendi se a atualização do seu post foi antes ou depois de você tê-la usado), você pode pegar outro pedaço do mesmo tecido e fazer uma emenda, depois aplicar renda em cima da emenda e também na barra, como você fez. Já que o tecido é preto, nem daria pra perceber a emenda e ia ficar bem bonitinho!

    2. Ah, foi depois. Fiz de retalho e n acha mais do mesmo tecido, mas é que eu acostumei com saia longa. Mas uso em casa, pra fazer a limpeza ahauhau ainda n tenho saia ou vestido velhos, n deu tempo de envelhecerem ainda kkkkkkkkkk

  3. Queria o bordado inglês preto e n achei, aí foi de rendinha mesmo. Estou fazendo uma bolsa de retalhos depois te mostro e a blusinha tb, bjs

    1. Nem sei se existe bordado inglês preto pra vender… Eu já fui em lojas e nunca achei também, só tem branco e alguns tons clarinhos, tipo amarelinho ou rosinha… Eu já vi branco com bordadinhos em linha preta, mas também é difícil de encontrar.

      Ah, eu amo bolsa de retalhos, também vou fazer uma pra mim quando me sobrar tempo!!!…

      Ok! Beijos!

  4. Tem bordado preto sim, dificil de achar o largo, o fininho é mais fácil. Queria ter uma lojinha de aviamentos, tão gostoso mexer com essas coisinhas, bjs

    1. Vou ver se acho aqui, mas a última vez que fui na loja, não tinha, só tinha branco, e mesmo branco é difícil achar largo, eu só vi dois ou três modelos.

  5. Vou postar meus lençóis, quando fiz meu enxoval mandei colocar o bordado mega largo (e já se vão 10 anos e lavo na máquina, estão intactos). Lembro que paguei uma fortuna por eles, aí, como n tinha outros, coloquei dobrado com plástico ao meio quando estava tirando fralda do meu filho ahuahuahu

    1. Ah, bordado inglês não acaba tão fácil não! e é um tipo de decoração simples, mas que fica muito bonito e de muito bom gosto. Dá pra fazer muito enxoval decorado com bordado inglês, como colchas, lençóis, toalhas de banho, até pano de prato! fica muito bonito!!

  6. Gosto muito desse bordado, tenho ele no barrado de uma saia minha. Essa técnica para aumentar a roupa é excelente, sou dona de armarinho e indico muito para minhas clientes. Parabéns pelo blog, gosto muito dos seus posts. Bjs…. Angelane

    1. Olá, Angelane, Salve Maria!

      O bom é que o bordado inglês é clássico, então não há o que não fique bonito com ele! Eu somente acho uma pena que não fabricam bordado inglês em mais cores, pois a maioria é branco. Já encontrei alguns nas cores amarelo e rosa pastel, e só tinha com largura estreita. Preto eu nunca encontrei. Em todo caso, nada que um tingimento não resolva, eu penso rs…

      Que ótimo que você indica às suas clientes essa técnica de aumentar o comprimento das roupas!

      Obrigada!! Que bom, fico feliz!

      Fica com Deus!!

    2. Mas existe bordado inglês em muitas cores!!!! Eu somente não consegui ainda em tons de marrom. O bordado 100% algodão normalmente vc encontra na cor branca, mas esse pega tintura fácil. O modelo que vc usou no vestido de sua afilhada e no mandrião do Inácio é o modelo algodão com poliéster, o tecido é algodão e a linha do bordado é de poliéster, este não aceita tintura bem. Nas lojas de tecido vc consegue comprar bordado inglês no metro, existe uma variedade linda, ainda mas agora que está na moda. Qualquer dúvida é só me mandar um email…. Fique com Deus.

    3. Que legal, é bom saber que existe bordado inglês em várias cores!! Vou tentar encontrar aqui em Curitiba. Obrigada pelas dicas, Angelane!
      Fica com Deus! Salve Maria!

  7. Lindo adorei minha filhinha de 3 aninhos esta adorando a ideia de vestir saia ou vestido para ir a santa missa e aos eventos dentro da Igreja. Fica com Deus Salve Maria!

    1. Olá, Silvana! Salve Maria!

      Que bom que gostou do post! E que ótimo que sua filhinha está gostando de usar saias e vestidos desde pequenininha, especialmente para ir à Santa Missa!! 🙂

      Fica com Deus!!

  8. Nossa era exatamente isso que estava procurando!! obrigada! Ganhei um vestido da minha tia e ele eh bonitinho porem curto e nao queria me desfazer dele 😉 agora ja nao vai ser mais preciso 🙂

    1. Oi, Ana Paula!

      Aumentar o comprimento de uma saia ou vestido com a aplicação de bordado inglês na barra é uma boa opção, pois não fica caro e, se o vestido não é muito curto, dá um bom resultado, pois dependendo do bordado inglês é possível aumentar o comprimento em uns 10cm!

      Fica com Deus! Salve Maria!

  9. Concordei em partes. Não é só para ir a igreja, a mulher tem que andar decente até casa.

    1. Oi, Edna!

      Sim, com certeza a mulher deve andar decente em casa! Eu disse que o vestido ficou perfeito para ir à Santa Missa porque esta foto, que foi tirada depois da Missa, tinha o comprimento original mais curto. A modéstia cristã deve ser praticada em todos os lugares, inclusive dentro de casa. 🙂

      Salve Maria!

  10. Oi Melissa,

    Amei esse seu post! Eu tenho um vestido que eu amo, bem comportado, porém muito curto (tipo pelo meio da coxa). Na parte de cima ele é de chifon branco e na parte de baixo ele é de chifon estampado com flores. Tem alguma sugestão para este vestido já que a emenda teria de ser enorme?

    1. Oi, Cristina!

      Seu vestido é em corte reto ou evasê?

      Você poderia acrescentar mais duas ou três camadas de babados no vestido. Tente encontrar alguma estampa semelhante, ou então, dois tecidos com estampas diferentes que tenham os mesmos tons das flores da estampa original. O efeito ficaria algo assim:
      http://mlb-s2-p.mlstatic.com/vestido-grupo-fashion-bordado-lese-3-babados-tam-m-g-14678-MLB4538227701_062013-F.jpg
      Fazendo assim, você poderia aumentar bastante a barra do vestido de forma harmoniosa! Acho que com umas três camadas (de uns 20cm cada uma) você consegue deixar seu vestido num comprimento modesto.

  11. Que site perfeito é esse? Ah, Tô apaixonada!! Não largo mais. Obrigada por todas as dicas. Que Jesus continue abençoando você. ❤️

Comments are closed.