Como findar santamente o seu dia!

Neste post falo um pouquinho sobre as orações da noite e coloco algumas orações, como exame de consciência, ato de contrição e súplicas, retiradas do livro Manual dos Congregados Marianos para serem feitas no fim do dia. Confira!

Nós, cristãos, devemos começar bem o nosso dia com orações propícias de adoração, súplica e agradecimento toda a manhã, depois de nos levantarmos, afinal, a vida é um dom de Deus!

De noite, também, devemos findar santamente nosso dia com orações de agradecimento a Deus pelo dia que se passou e também fazendo pequenos exames de consciência, que nos ajudam no progresso da vida cristã.

As orações devem fazer parte da vida de um cristão e não devem ser negligenciadas. Como diz Santo Afonso: “Quem reza, se salva, quem não reza, se condena”. Portanto, façamos nossa parte de bons cristãos e não deixemos de rezar as orações da manhã e da noite, nem nossas orações de devoção, especialmente a do santo Rosário. Façamos do nosso dia, do nascer ao pôr do sol, um ato de amor e louvor a Deus!

Você já rezou hoje??

Salve Maria Santíssima!!


ORAÇÕES DA NOITE

Pelo sinal + da Santa Cruz, livrai-nos + Deus, Nosso Senhor, dos + nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meu Deus, meu Pai e meu Criador, eu vos adoro e reverencio de todo o meu coração. Dou-vos infinitas graças por me terdes criado, feito cristão e conservado neste dia.

Creio em Vós, porque sois a mesma verdade. Espero em Vós, porque sois fiel às vossas promessas. Amo-Vos de todo o meu coração, porque sois infinitamente bom e amável. E amo ao meu próximo como a mim mesmo, por amor de Vós.

Divino Espírito Santo, dignai-Vos conceder-me luz para conhecer os meus defeitos e pecados e graça eficaz para me arrepender e emendar deles.

Exame de Consciência

Deveres para com Deus: Omissões… negligência nos deveres de piedade… irreverência na igreja… distrações voluntárias nas orações… resistência à graça… juramentos… murmurações interiores… falta de confiança ou de resignação…

Deveres para com o próximo: Juízos temerários… desprezo… ódio… imprecações… maledicências… falsos testemunhos… dano em bens ou reputação… mau exemplo ou escândalo… falta de respeito, de obediência, de caridade, de fidelidade…

Deveres para conosco: Vaidade… orgulho… respeito humano… mentiras… pensamentos, desejos, palavras ou ações contra a pureza… intemperança… cólera… impaciência… ociosidade… negligência nos deveres do próprio estado…

Exame para colegiais

Como fiz meu último exame?

Ao deitar e levantar guardei a devida modéstia?

Levantei-me logo que para isto se deu o respectivo sinal?

Rezei devotamente as orações da manhã e da noite?

Como assisti ao Santo Sacrifício da Missa?

Rezei as orações vocais com atenção?

Guardei o devido respeito a todos os meus superiores?

Tratei com caridade todos os meus companheiros?

Apliquei-me com seriedade ao estudo?

Como guardei o silêncio?

Estive nas aulas com atenção e decoro?

Como observei a modéstia dos sentidos, principalmente dos olhos, ouvidos e língua?

Guardei a temperança no comer?

Nos recreios juntei-me com maus companheiros?

Murmurei dos superiores?

Trouxe à prática conversas impuras?

Faltei à castidade por pensamentos, palavras ou obras?

Como observei o regulamento do Colégio?

Ato de Contrição

De todos os defeitos e pecados que hoje cometi e de todos os mais da vida passada, eu me arrependo, Senhor, de todo o coração, por serem ofensas feitas a um Deus tão bom e amável. De tudo vos peço perdão, meu Deus, e o espero da vossa misericórdia, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Súplicas

Dignai-vos, Senhor, conservar-me esta noite sem pecado; abençoai o descanso que vou tomar, afim de reparar as forças para vos servir melhor e com mais fervor.

Corações Santíssimos de Jesus e Maria, entrego-vos nesta noite a minha alma e o meu corpo, para que em vós descansem tranquilamente; e porque eu, enquanto dormir, não posso louvar a Deus, peço-vos que o louveis por mim, de modo que quantas forem as pulsações do meu coração, tantos sejam os louvores que vós por mim deis à Santíssima Trindade.

Ó Virgem Santíssima Mãe do meu Deus e depois de Deus minha esperança, meu refúgio e meu amparo, socorrei-me em todas as minhas necessidades, defendei-me nesta noite contra todos os inimigos e livrai-me de todo o mal.

São José, amante do Sagrado Coração, rogai por nós.

Amados Jesus, José e Maria, dou-vos o meu coração e a minha alma.

Amados Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.

Amados Jesus, José e Maria, expire em paz entre vós a minha alma.

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardados, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina.

Pelas almas do purgatório

V. Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso.

R. Entre os resplendores da luz perpétua.

V. Descansem em paz.

R. Amém.


Manual dos Congregados Marianos. São Paulo: Ambrosiana – Cia. Gráfica e Editorial, 1954, p.234-237.

4 comentários

  1. Melissa, você é parente de Luís Antônio Bergonso? porque ele tem em um dos vídeos dele no youtube (aliás, belíssima musica> Ó Cruz de Amor) na qual um homônimo seu aparece na descrição. Pax Christi

    1. muito obrigado por responder, e parabéns pelo seu blog, muito interresante! =)

Comentários estão fechados.