Da Penitência: § 10º. Das indulgências

Este texto é composto de perguntas e respostas sobre a doutrina do Sacramento da Penitência (ou Confissão), extraídas do Catecismo Maior de São Pio X. Neste artigo, São Pio X fala sobre as indulgências. Confira!

793. Que é a indulgência?

A indulgência é a remissão da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, remissão que a Igreja concede fora do Sacramento da Penitência.

794. De quem recebeu a Igreja o poder de conceder indulgências?

Foi de Jesus Cristo que a Igreja recebeu o poder de conceder indulgências.

795. De que maneira nos perdoa a Igreja a pena temporal por meio das indulgências?

A Igreja perdoa a pena temporal por meio das indulgências aplicando-nos as satisfações superabundantes de Jesus Cristo, da Santíssima Virgem e dos Santos, as quais formam o que se chama o tesouro da Igreja.

796. Quem tem o poder de conceder indulgências?

O poder de conceder indulgências pertence ao Papa em toda a Igreja, e ao Bispo, na sua diocese, na medida em que lhe é concedido pelo Papa.

797. Quantas espécies há de indulgências?

Há duas espécies de indulgências: a indulgência plenária e a indulgência parcial.

798. Que é a indulgência plenária?

A indulgência plenária é a que perdoa toda a pena temporal devida pelos nossos pecados. Por isso, se alguém morrer depois de ter recebido esta indulgência, irá logo para o céu, inteiramente isento das penas do Purgatório.

799. Que é a indulgência parcial?

A indulgência parcial é a que perdoa só uma parte da pena temporal devida pelos nossos pecados.

800. Qual é a intenção da Igreja ao conceder as indulgências?

A intenção da Igreja ao conceder as indulgências é auxiliar-nos ante a nossa incapacidade de expiar neste mundo toda a pena temporal, fazendo-nos conseguir por meio de obras de piedade e de caridade cristã aquilo que nos primeiros séculos Ela obtinha com o rigor dos cânones penitenciais.

801. Em que apreço devemos ter as indulgências?

Devemos ter as indulgências em muito grande apreço, porque com elas se satisfaz a justiça de Deus, e mais depressa e mais facilmente se alcança a posse do céu.

802. Quais são as condições requeridas para se ganharem as indulgências?

As condições para se ganharem as indulgências são: 1º. o estado de graça, pelo menos ao cumprir a última obra, e o desapego mesmo das culpas veniais cuja pena se quer apagar; 2º. o cumprimento das obras que a Igreja prescreve para se ganhar a indulgência; 3º. a intenção de ganhá-las.

803. Podem as indulgências aplicar-se também às almas do Purgatório?

Sim, as indulgências podem aplicar-se também às almas do Purgatório, quando quem as concede declara que se lhes podem aplicar.

804. Que é o Jubileu?

O Jubileu, que ordinariamente se concede cada vinte e cinco anos, é uma indulgência plenária à qual estão anexos muitos privilégios e concessões particulares, como o poder de obter a absolvição de alguns pecados reservados e de censuras, e a comutação de alguns votos.


São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 191-193.