Festa de Nossa Senhora de Lourdes

Neste texto trago um pequeno histórico da aparição de Nossa Senhora de Lourdes, uma pequena explicação sobre a Imaculada Conceição e uma reflexão sobre os pedidos que a Santíssima Virgem nos faz por meio de suas aparições.

"Eu sou a Imaculada Conceição."
“Eu sou a Imaculada Conceição.”

Hoje comemoramos a Festa de Nossa Senhora de Lourdes!

Maria Santíssima apareceu à Santa Bernadete Soubirous pela primeira vez, numa gruta perto de Lourdes, na França, em 11 de Fevereiro de 1858. Nossa Senhora, nesta aparição, disse à Santa Bernadete que Ela era a Imaculada Conceição, confirmando o Dogma da Imaculada Conceição, proclamado por Pio IX em 1854,[1] através da Bula dogmática Ineffabilis Deus.[2]

“Sou a Imaculada Conceição”

Nossa Senhora disse à Santa Bernadete: “Sou a Imaculada Conceição”. Imaculada Conceição significa ser concebida sem qualquer mancha de pecado, imaculada. Nossa Senhora esteve imune ao pecado desde o primeiro instante de sua existência. Ela recebeu um privilégio singularíssimo, que nenhuma outra criatura humana recebeu ou receberá, desde o início dos séculos até o fim dos tempos. Este privilégio singularíssimo lhe foi dado porque Ela seria a Mãe do Salvador, a Mãe de Deus, e como Mãe de Deus, não poderia ter qualquer mancha de pecado, não poderia ser escrava do demônio, como nós nascemos, em razão do pecado original, cometido pelos nossos primeiros pais, Adão e Eva.

Sois bem-aventurada, Virgem Maria, que levastes em vosso seio o Senhor, Criador do mundo; destes à luz a quem voz formou, e sois Virgem perpétua. / Ó santa e imaculada virgindade, não sei com que louvores vos possa exaltar; pois quem os céus não podem conter, vós o levastes em vosso seio. / Sois toda formosa Virgem Maria, e não há mancha em vós.[3]

Nossa Senhora Imaculada, lírio de pureza, bondade, doçura e mansidão! A menina-dos-olhos de Deus! A obra-prima do Criador! A mais bela de todas as mulheres! O Repouso do Altíssimo! O Templo da Santíssima Trindade! Ó Senhora minha, ó Senhora nossa! Ó mistério insondável do Deus Todo-Poderoso!

Penitência, Oração, Conversão…

Como em todas as suas aparições [aprovadas pela Igreja], nossa Mãe do Céu, em Lourdes, também nos pediu penitência, oração e conversão. É preciso mudarmos de vida, largarmos nossos vícios e pecados, largarmos nosso orgulho e amor-próprio, buscarmos a Deus com sinceridade de coração, buscarmos fazer Sua santíssima vontade em tudo em nossa vida, morrendo para nós mesmos. Isto não é possível se não nos abrirmos à graça divina, se não nos mortificarmos, se não dominarmos as nossas paixões, se não nos esforçarmos para melhorar e progredir na fé e nas virtudes dia após dia. Atingir a santidade é um trabalho árduo! Se fosse fácil ser santo, subiriam muitíssimas almas constantemente para o céu, mas, no entanto, é o inferno que enche mais depressa, onde mais almas caem, como enxurrada, por conta de pecados da carne, de pecados do orgulho, de pecados de omissão…

Nossa Senhora pede tanta penitência, oração e conversão porque a humanidade deixou de amar e adorar a Deus para adorar o mundo e as coisas mundanas; e o mundo adora a si mesmo. O mundo é seu próprio deus. Por que nossa sociedade está em caos e pane geral? Por que tanta violência? Por que tantos pecados? Porque Deus foi rejeitado, porque Seu reinado foi rejeitado. A humanidade já não quer mais Jesus Cristo como seu Rei e Senhor; a humanidade quer a si mesma como seu próprio deus. Não servirei, dizem. E aí vem toda violência, tragédias, ódios, guerras… Mas o pior de tudo não é ver isto só na parte civil, o pior é ver isto acontecendo na Igreja. Estamos passando por uma crise de fé terrível, como antes nunca houve na história, eu creio. Enfrentamos uma decadência de fé e de moral, e quase ninguém dos prelados se dá conta ou fazem algo para mudar a situação. Tudo agora gira na base do “diálogo”, mas diálogo não resolve problemas! só os adia ou os arrasta como pasta de nata… Com tantos anos de diálogo, o mundo e a fé do povo só pioraram. E Nossa Senhora sempre alertando, pedido penitência, oração e conversão… Lourdes, La Salette, Fátima… e o povo e os prelados continuam cegos…

Rezemos para que Nossa Senhora de Lourdes cuide e interceda pelo nosso Brasil, especialmente neste ano, que é ano eleitoral…

Ó Maria concebida sem pecado original, ó Virgem da Imaculada Conceição, rogai por nós!!!


[1] Nossa Senhora de Lourdes: o essencial das aparições. Acesso em 11/02/2014.

[2] A Igreja Católica comemora, oficialmente, a Festa da Imaculada Conceição em 8 de dezembro.

[3] Primeiro, segundo e terceiro versos da Coroinha de Nossa Senhora.

2 comments

  1. Melissa, você tem algum texto que explique bem os diferentes títulos de Maria?
    (Não que explique todos os títulos, mas o porquê de fazer essa separação).

    E quanto à consagração, vejo muitas pessoas se dizendo devotas “de Nossa Senhora de (…)”, nesse caso, não seria mais correto dizer-se apenas devoto de Nossa Senhora, porque é uma só, e portanto, a devoção não tem exatamente como ser específica a uma aparição?

    A consagração é realizada a Maria, não há aparições diferentes, certo?

    Fico um pouco confusa, especialmente porque vejo muitas pessoas mais “místicas” e menos informadas, usarem esses títulos, esquecendo-se que se referem na verdade à Maria, que deu a luz a Jesus.

    1. Oi, Cynthia!

      Eu acho que devo ter algum texto sobre isso aqui em casa. Vou procurar, se achar, te envio.

      Sim, a Consagração que fazemos é à Santíssima Virgem, não tem nada a ver com aparições. Acredito que as pessoas dizem “sou devota de Nossa Senhora de (…)” por certa ignorância…

Comments are closed.