Sobre o blog

Apresentação

Criei o blog Mulher Católica em 06 de Fevereiro de 2009. A princípio, criei-o para falar sobre a mulher e o papel que ela exerce na família e na sociedade, e também para falar sobre moda e modéstia cristã, feminilidade e comportamento.

Hoje, depois de alguns anos de casada e sendo mãe de três, alguns focos deste blog mudaram, e resolvi recomeçá-lo novamente numa linha mais maternal, mostrando um pouco da minha vida materna e das coisas que tento fazer aqui em casa com meus filhos, que permeiam a fé católica.

Para aqueles que chegaram agora, sejam bem-vindos! Para aqueles que já eram leitores assíduos do blog, não se assustem! Várias postagens foram apagadas para eu poder recomeçar tudo novamente, de uma forma melhor. Quero que este espaço seja um local de encontro entre mulheres que desejam viver a fé católica da melhor forma possível com suas famílias. Um espaço simples, aconchegante, acolhedor. A vida já é tão difícil, então vamos torná-la o mais doce que pudermos, certo? 😉

Temas

Eu reformulei novamente as categorias-chave do blog e deixei desta forma:

  1. Moda e Modéstia
  2. Lar e Família
  3. Música e Arte
  4. Catolicismo

Estas quatro áreas abrangem o que comumente eu gosto de escrever.

Na categoria Moda e Modéstia continuarei a escrever embasando-me sempre nos documentos da Igreja que existem sobre isto. Obviamente, darei alguma opinião pessoal, mas deixarei bem claro no texto quando isto acontecer, .

Na categoria Lar e Família procurarei escrever sobre meu cotidiano de mãe, minha vida em família católica, as coisas que tentamos fazer aqui em casa, ensino domiciliar, algo de cozinha, artesanato etc.

Na categoria Música e Arte quero começar a expor mais minha opinião sobre o assunto — já que tenho formação na área — e divulgar material que eu e meu marido estamos começando a fazer.

Na categoria Catolicismo continuarei com transcrições de textos de meditações e de doutrina católica confiáveis.

Apostolados

O primeiro foco deste blog foi o apostolado em favor da pureza e da modéstia mariana. O início dele aconteceu em um momento bastante marcante da blogosfera católica, muitas moças e mulheres se levantaram para defender a pureza frente às modas indecentes, já tão disseminadas em nosso século.

Este primeiro apostolado foi muito bom e rendeu muitos frutos, pois muitas mulheres puderam compreender que a virtude da modéstia é a salvaguarda da pureza, e que precisamos ser imitadoras de Maria Santíssima se quisermos ser boas cristãs, boas mães e verdadeiras devotas de Nossa Senhora.

“Há devotos de Maria que se comovem até às lágrimas, e, no entanto, se ajustam, sem escrúpulos, à imodéstia e à sensualidade dominantes na sociedade de hoje. Sem imitação não há verdadeira devoção marial.” (Dom Antônio de Castro Mayer).

Todavia, nosso momento atual pede ainda um apostolado em favor da família e da maternidade. A guerra está sendo intensa contra a família natural: homem+mulher=filhos, e é por isto que temos que lutar, lutar muito, porque a batalha é pesada.

A família é a base da sociedade, e não há como ter uma sociedade sã com famílias desestruturadas e destruídas. Nossa sociedade só conseguirá se reerguer quando as famílias começarem a viver dentro de seus lares a fé católica, e quando as mulheres compreenderem o verdadeiro valor da maternidade e da abertura à vida. Deus nos fez cooperadoras da Sua Criação. Que missão elevada temos: gerar e educar para Deus, pois nosso destino é o Céu!

Espero que este blog seja edificante para quem passar por aqui. E que Deus reine em nossos lares e em nossos corações!

Seja bem-vindo(a)! Salve Maria Imaculada!