Você usa saias e vestidos? Se sim, você não pode deixar de saber o que são anáguas (saiotes) e forros, e para quê servem, pois são como um “acessório básico” feminino, principalmente em se tratando da modéstia cristã no vestir. Acompanhe o artigo e veja a definição, as funções, os tecidos adequados e as melhores cores para suas anáguas e forros cobrirem com maior eficiência as transparências dos tecidos!
1. Definição
Dá-se o nome de anágua à peça individual, também chamada “saiote” (um termo, digamos, “antigo”, que eu ouvia muito em minha infância), que funciona como uma “segunda saia”, de tamanho geralmente um pouco menor que a saia verdadeira. A anágua pode ser usada tanto com saias quanto com vestidos, de modo independente, por ser uma peça solta.
Dá-se o nome de forro ao tecido costurado no avesso de uma peça de roupa, de modo a formar uma peça única com ela, ou seja, ele é fixo à peça de roupa. Ao contrário da anágua, que é uma peça utilizada exclusivamente com saias e vestidos, o forro tem uma utilização bem mais ampla, podendo estar costurado no avesso não somente de saias e vestidos, mas também de mangas, blusas, casacos, blazers, tailleurs etc., para dar, de forma geral, melhor caimento, maior cobertura e/ou algum efeito ou embelezamento estético.
2. Funções
Basicamente, tanto a anágua quanto o forro podem cumprir as seguintes funções:
- cobrir as transparências dos tecidos utilizados na confecção das roupas;
- evitar que a saia/vestido grude no corpo;
- assentar melhor a roupa ao corpo.
- dar volume à peça de roupa.
- alongar e servir de decoração para uma saia ou vestido de barra mais curta.
2.1. Cobrir transparências de tecidos
Uma das principais preocupações que nós, mulheres cristãs, devemos ter, além de nos preocuparmos com o desenho, corte e comprimento adequado de nossas roupas, é preocuparmo-nos com a transparência dos tecidos que são utilizados nas confecções das vestimentas femininas.
Atualmente, a utilização de transparências em roupas está totalmente em voga e de formas bastante imodestas. Transparências que mostram a pele de certas partes do corpo (como, por exemplo, costas, barriga, ombros, seios, pernas) e que deixam em evidência a roupa íntima feminina (como o sutiã ou mesmo a calcinha – acredite, isso é moda!) tornam a roupa vulgar, e vulgaridade não é algo que deve ser encontrado em vestimentas de mulheres cristãs.
As transparências nas roupas são louvadas e desejadas pelos modistas, fashionistas etc., porque proporcionam e aumentam a sensualidade feminina. Infelizmente, as mulheres cristãs estão aderindo a roupas com transparências, achando que sensualidade é sinônimo de beleza, mas isto é um grande engano, pois sensualidade é sinônimo de volúpia.[1] Jesus é amigo das almas castas, não das voluptuosas. O que é mais triste e lamentável é ver mulheres católicas, principalmente na Santa Missa, usando blusas que possuem transparências nas costas, nos ombros, na barriga, expondo partes do corpo que deveriam estar guardadas sob a salvaguarda da modéstia!
Todo tecido possui um grau de transparência, mesmo o mais, teoricamente, opaco e/ou escuro. Você já tentou ver se suas saias escuras são totalmente opacas quando utilizadas sem anáguas ou forros? Se não, veja, e você verá que a saia mais escura que você tiver ainda ficará transparente sob a luz do sol ou sob a incidência direta de uma luz artificial. Eu mesma tenho uma saia de tecido preto que é impossível de ser usada sem uma boa anágua. Veja como a anágua, que é de tricoline marrom, cobriu bem a transparência do tecido da saia, mesmo quando esta foi posta contra a luz natural da janela (eram mais ou menos umas 16h30min da tarde quando tirei estas fotos, estava bem ensolarado lá fora!).
Entretanto, nem toda anágua consegue cobrir a transparência de um tecido, especialmente as industriais, feitas de jersey/laycra. Há nestas alguns “pequenos grandes” problemas: os tecidos utilizados em sua confecção são sintéticos e, na maioria das vezes, transparentes. Além disso, o comprimento da maior parte delas é curto. Por causa desses tipos de problemas, ao meu ver, elas não são adequadas para serem usadas sozinhas por baixo de saias e vestidos. Quem só tem este tipo de anágua às vezes precisa usar duas delas, e no verão essa combinação vira um verdadeiro forno!!
Assim, considerando o que foi dito, é importante escolher bem o tecido da sua anágua, para que no verão ela fique fresquinha, no inverno, quentinha, e cubra toda e qualquer transparência das suas saias e vestidos. Digo o mesmo em relação aos forros. (Sobre tecidos para anágua, veja o item 3.)
2.2. Evitar que os tecidos grudem no corpo
Qual mulher nunca passou pela experiência de estar sentada numa cadeira e quando levantou perceber que a saia ficou toda colada na perna por conta do calor e do suor?? Mesmo tecidos de algodão podem aderir, especialmente no verão, quando a gente sua um monte. Neste sentido, a anágua e o forro ajudam a não deixar, pelo menos, a saia grudar em você, pois são eles que vão grudar, e assim você não tem que se preocupar nem ficar sem jeito se isto acontecer. Então, pode-se dizer que anágua e forro são amigos da modéstia cristã feminina! 🙂
2.3. Melhorar o assentamento da roupa
A anágua e o forro também ajudam a peça da roupa a assentar melhor no corpo, não marcando as formas femininas e dando melhor modelagem e caimento à peça de roupa. Um vestido forrado, por exemplo, fica muito mais ajeitado no corpo do que um que não possui forro; da mesma forma, as saias. Quem tem quadris largos sabe muito bem do que estou falando! O forro, ou a anágua feita com um bom tecido, não deixa o tecido da peça de roupa grudar no corpo, dá uma ajudinha com algumas “imperfeições”, e ainda deixa o vestido/saia com um “vestir perfeito” (ou quase perfeito). Peças com bom corte e caimento geralmente possuem forro, e isto é plenamente observável.
2.4. Dar volume à roupa
Quem desempenha esta função, de maneira geral, é a anágua. Em algumas ocasiões, ela pode ser usada para dar volume à roupa, como para vestidos de noiva, por exemplo, deixando a saia bastante armada e volumosa. Quanto ao forro, dificilmente ele será usado para a mesma função. Mulheres magrinhas ou sem quadril podem se beneficiar de uma anágua volumosa, pois ela dará uma forma mais arredondada nessa região do corpo.
2.5. Alongar e decorar uma saia de comprimento mais curto
Algo muito interessante de ser feito para quem está adaptando as roupas à modéstia cristã é utilizar anáguas decoradas com barras em bordado inglês ou outros tipos de detalhes para alongar o comprimento das saias e/ou servir-lhe de decoração. Existem anáguas muito mimosas, com barras todas trabalhadas, como na foto abaixo:
Esta é uma opção para quem ainda está adaptando o guarda-roupa à modéstia cristã. Porém, este tipo de anágua não vai adiantar para saias muito curtas. As saias devem ter comprimento, no mínimo, no joelho para que a decoração não fique nem esquisita nem vulgar, e que cubra os joelhos na posição sentada.
3. Tecidos para anáguas e forros
O melhor tecido que eu já encontrei, até hoje, para confeccionar anáguas foi javanesa, um tipo de viscose. Infelizmente, parece que não se fabrica mais a tal da javanesa. Consegui arrematar os últimos 2 metros de uma última peça em uma loja da minha cidade natal, pois nem em Curitiba consegui encontrar 🙁 Se alguém souber onde encontro este tipo de tecido aqui e puder me informar, eu agradeço!!
Já para tecidos de forros, se for para saias e vestidos, eu prefiro javanesa, se for para blazers, casacos etc. eu prefiro cetim, pois como ele é “lisinho”, ele “escorrega” mais fácil na hora de vestir e deixa o avesso bem “elegante” por causa do brilho. Cetim para forro de saias e vestidos eu não recomendo (explico mais abaixo).
Há outras opções de tecidos para remediar a falta da javanesa. Sinceramente, alguns eu até acho bons pois são opacos, mas eles não contribuem para deixar a roupa assentada.
Eu fiz duas anáguas para mim utilizando tricoline e alpaca. A tricoline até deu um bom resultado, uso a anágua de tricoline com saias de malha, cambraia de algodão, crepe de algodão, e gosto do efeito; quanto à alpaca, ela não fica tão boa, fica armada, enfim, não recomendo para anáguas nem forros, até porque ela pinica a pele um pouco no início.
No verão, a anágua de tricoline dá conta do recado, pois é fresquinha, e as cores escuras dão boa cobertura de transparências. Já no inverno, ela costuma “grudar” nas meias-calças de lã, e aí ela enrola nas pernas. Quando eu uso casaco por cima, então, fica pior, pois ela gruda na meia e na saia, virando um bolo só e deformando o caimento da saia. Enfim, é uma tristeza! A javanesa, por outro lado, é perfeita na minha opinião, porque é fresquinha no verão e no inverno não gruda em nada. Javanesa, onde estás??
Ainda não encontrei nenhum tipo de tecido substituto à javanesa, mas vou continuar procurando. Existe o tal do failete, mas como ele é geralmente sintético eu não recomendo o uso no verão. Já vi pra vender o failete natural, mas não gostei do toque. De qualquer forma, talvez ele seja bom para o inverno. Ainda não fiz nenhuma anágua desse tipo de tecido, mas quando eu testar uma versão de anágua de failete, eu atualizarei este post.
Existe também a possibilidade de utilizar o cetim para confecção de anáguas e forros, mas eu, sinceramente, só o indico como forro de casacos, blazers e tailleurs, pois quem tem acúmulo de carga eletrostática (como eu) atrai o tecido ao menor andar, ou seja, o tecido literalmente gruda na pele. Talvez o cetim possa ser uma opção para o inverno, já que costumamos usar meias-calças de lã… mas como ainda não testei, não posso dizer como ele se comportaria com quem sofre desse pequeno “mal” de acúmulo eletrostático rs…
4. Cores
Quanto às cores para anáguas e forros, vai depender da tonalidade da peça de roupa. Para anáguas, eu aconselho evitar cores claras. Como a anágua é uma peça solta, que provavelmente será usada com roupas das mais variadas tonalidades e estampas, dê preferência para as cores bege escuro ou chocolate, pois são cores coringas que não alteram a tonalidade da peça de cima, mesmo se usada com roupas feitas em tecidos brancos. A pior cor para anágua é a cor branca, pois ela tende a acentuar a transparência do tecido. Para os forros, você pode utilizar um tecido de tom próximo ao seu vestido/saia/blusa/blazer etc., porém, de qualquer forma, no caso de saias e vestidos, segue o mesmo conselho para as anáguas: evite utilizar cores claras, a menos que o tecido seja bem opaco.
Espero que este post tenha esclarecido algumas questões acerca de forros e anáguas. Se você tiver alguma dúvida ou mesmo sugestão acerca desse assunto, deixe nos comentários!
Salve Maria Imaculada!
[1] Sensualidade significa, de acordo com o Dicionário de Português Michaelis Online: 1 Qualidade ou estado de sensual. 2 Lubricidade, volúpia. 3 Deleite produzido por coisas sensíveis ou, mais especialmente, o experimentado na satisfação dos apetites carnais. 4 Propensão para os prazeres materiais. Acesso em 17/11/2015. Disponível em <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=sensualidade>.
Post de utilidade pública! Amei😊
Mel, eu tinha esse problema de acúmulo de carga eletrostática rs. Você tem que descarregar esta energia pisando descalça na terra, na areia, na grama. Além de descarregar você irá absorver os íons negativos que são importantes para a saúde e o bem estar😉
Oi, Andrea!!
Fico feliz que tenha gostado do post!! Ele ficou no rascunho por praticamente um ano, acredita???
É, eu sei, mas o apartamento onde moro não tem playground… “mato” pra pisar só na rua, mas aí não dá né… rs… Saudades da casa da minha mãe, lá tem um quintal imenso, mas é no interior, a muitas horas daqui 🙁
rsrsrs…também tenho rascunhos assim, bem velhinhos rsrs
Que pena que você não tem uma área verde para ficar descalça! Espero que possa logo visitar sua mami, então, ou quem sabe se mudar para um lugar com espaço para descarregar as energias 😉
Beijos!
Achei muito interessante o artigo e mesmo sendo da época das anáguas e forros , aprendi muitas coisas sobre os tecidos utilizados. Em São Paulo, ainda encontramos a javanesa, quem sabe alguém que tenha comprado recentemente possa indicar um bom fornecedor, que envie por sedex. Vou procurar em minha cidade. Bom dia e mais uma vez parabéns pelo artigo.
Olá, Rosangela! Fico feliz que tenha gostado do artigo!!
Bom saber que ainda existe javanesa em São Paulo, achei que esse tecido não existia mais!
Obrigada!
Salve Maria Imaculada!!
Salve Maria!
Ótimo post!
Que diferente você usar tricoline pra anágua, hehehe. Pra mim tricoline é muito chique pra usar como anágua, eu uso malha pra forro mesmo e as minhas saias quase todas são de tricoline.
Obrigada pelas dicas de cores, eu tenho uma anágua branca e não sabia desse detalhe que essa cor acentua a transparência do tecido :0
Fique com Deus e Nossa Senhora!
Oi, Débora!! Fico feliz que tenha gostado do post!!
rsrsrs… Tricoline, aqui pelo menos, é muito baratinha e é fácil de encontrar, já a malha, dependendo da trama, é mais cara e também não é tão fácil de achar, pelo menos nas lojas onde eu costumo comprar. Eu já usei malha como forro também, mas dependendo de como a anágua é feita, se for muito franzida, por exemplo, ela fica muito pesada. Além do mais, é bem mais prático e fácil costurar tricoline do que malha. Mas eu acho que não busco malha pra fazer anágua porque já acostumei a ver malha como saia haha… Comigo é bem o contrário de você, pois a maioria das minhas saias são de malha! rsrsrs…
A questão da saia branca com anágua ou forro branco é que o a cor branca deixa passar bem a luz, então muito provavelmente uma saia branca com forro branco vai ficar com alguma transparência, a menos que o tecido do forro tenha uma opacidade muito boa, o que na grande maioria das vezes nunca acontece…
Saudades de você!!
Um beijo!!
Amém!
Salve Maria Imaculada!!
Oi Melissa, Salve Maria!
Aqui existem duas malhas, a malha pra roupa mesmo e a malha pra forro, ela é específica pra forro, acho que roupa com essa malha ficaria muito ruim. Não sei se tem dessa malha aí, mas ela é um pouco mais barata do que o tricoline. O tricoline é barato aqui também, mas na verdade só na cidade vizinha, aqui na minha cidade é tudo mais caro >.<
Às vezes fico desanimada de ver como ainda não estou com minhas roupas 100% modestas estando há tantos anos me vestindo somente com saias e vestidos :/
Saudades de você também.
Fique com Deus e Nossa Senhora +
Oi, Débora!
Hmmm… eu nunca vi essa distinção por aqui…
Pra você não ficar desanimada, eu também não consegui ainda refazer meu guarda-roupa em 100%. Perdi muitas roupas com minhas gestações, e muitas das que tenho agora foram ganhadas. Algumas eu consigo adaptar ou arrumar, outras não dá para usar mesmo, aí engavetei. E para repor o que eu preciso, vai levar um tempinho. Estou cheia de tecido em casa para costurar, mas não consigo tempo por causa das crianças… Tá difícil :-/
Beijo!!
Oi Melissa.
Ao menos você não conseguiu por razões nobres, o meu caso é enrolação mesmo >.<
Tenho alguns tecidos guardados há meses pra fazer roupas!
Espero que consiga fazer as suas, talvez quando estiverem maiorzinhos você conseguirá! =D
Salve Maria!
Oi, Débora!
Ahh… quando eu podia eu também enrolei, aí depois não consegui mais tempo…
Menina, se eu esperar os meninos ficarem maiorzinhos para poder costurar eu vou ter que andar enrolada com saco de estopa kkkkk…
Um beijo!!! Salve Maria!
Salve Maria!
Eu comprei minha anágua numa loja de roupas de baixo femininas mesmo! Sei que na Renner tem e também tem combinação
Oi, Clariça! Salve Maria!
Sim, há anáguas e combinações para vender em lojas, porém eu particularmente acho o material muito fino, quente para o verão, e nem sempre eles cobrem as transparências das roupas…
boa noite Melissa . adorei seu post . ja tenho um pouco mais de idade . uso praticamente so saias ou vestidos, e tenho o cuidado de vestir sob meu vestuario anagua ou combincao, adoro o cetim por exemplo nas anaguas sempre com barra rendada . Nao sei se conheces combinacoes. sao pecas que ninguem mais fala entao eu mando costurar para min adoro em cetim toque de seda com barra rendada busto tambem rendado e alças bem fininhas sao otimas para um vestido com alguma transparencia cumprem muito bem o papel para evitar a transparencia
um beijo Carla
Olá, Carla!
Fico feliz que tenha gostado do meu post!!
Sim, conheço combinações, são ótimas mesmo para vestidos de tecidos mais finos! Acabei não falando das combinações porque me foquei na anágua e no forro, mas acho que seria interessante eu falar sobre isso num outro post talvez para blusas e vestidos! Obrigada por comentar!!
Beijo! Salve Maria Imaculada!!
Olá, conheci seu blog agora e estou apaixonada por ele. Infelizmente, me afastei um pouco da igreja =/. Agora quero retornar, parabéns! É um blog lindo e de uma doçura e ternura que muitos deveriam conhecer.
Olá, Alessandra!!
Fico feliz que tenha gostado do meu blog!!
Que maravilha! Volte mesmo para a Igreja. Coloco-me à disposição para ajudá-la no que estiver ao meu alcance!
Um abraço!
Salve Maria Imaculada!!
Olá Melissa! Salve Maria! Nossa, nunca ouvi falar sobre isso ‘ anáguas, combinações,….Acho que nunca vi uma, só o forro que já conhecia, são tantas informações…..Espero conseguir aprender a viver a modéstia, no começo achava que era só usar saia e vestidos e pronto! Mas tem muito mais além… Muito obrigada por esse lindo blog
Oi, Cristiane!
Você vai conseguir viver a modéstia cristã! Confie em Nossa Senhora que Ela vai lhe ajudar!!
Caminhar no caminho da modéstia cristã no vestir não é somente usar saias e vestidos, há todo um conjunto de práticas, tanto exteriores quanto também interiores, que precisam progredir, senão a modéstia acaba sempre ficando na superficialidade das roupas. Há algumas postagens que falam sobre a modéstia dos olhos, do comportamento… dê uma pesquisada no blog. Vai lhe ajudar bastante a compreender algumas coisas acerca da virtude da modéstia cristã, que é tão necessária para a guarda da pureza.
Um beijo!!
Salve Maria Imaculada!!
Olá Melissa!!
Amei o seu post! Suas dicas e instruções serão muito úteis para mim! Comprei um vestido branco linda, pela internet, ele não chega a ser transparente, mas, marca bem o corpo.. e eu estava ficando desanimada para usa-lo no ano novo.. Agora vou tentar comprar a javanesa ou tricoline para o forro e o melhor é que vou usá-lo bastante! Obrigada!!
Olá, Mychele!!
Fico feliz que tenha gostado do post!!! Que bom!!
Salve Maria Imaculada!!!
Eu não sou religiosa e acho que usar anágua ou combinação tem tudo a ver com elegância e conforto. Eu vou fazer um macacão e achei o tecido muito fininho, por isso vou fazer um forro na calça do macacão, como se fosse um short por dentro e comecei a pesquisar qual seria o melhor tecido. Gostei da ideia do tricoline, porque eu suo muito e sinto muito calor (moro no Rio). Eu vou fazer depois uma combinação para usar com qualquer vestido. Eu acabo deixando de usar certos vestidos, porque os tecidos são muito fininhos.
Sou protestante mas os seus blogs sobre modetia cristã tem me ajudado muito, obrigada!
Oi, Crislainne! Fico feliz que meu blog esteja lhe ajudando!
A paz!