Qual a festa que é celebrada na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade? De que maneira poderemos nós honrar o mistério que se celebra na festa do Corpo de Deus? Veja as respostas para estas e outras perguntas, por meio de perguntas e respostas, dadas pelo Catecismo de São Pio X.
Qual a festa que se celebra na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade?
Na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade celebra-se a solenidade do Santíssimo Sacramento, ou do Corpo de Deus: Corpus Christi.
Não se celebra a instituição do Santíssimo Sacramento na Quinta-Feira Santa?
A Igreja celebra na Quinta-Feira Santa a instituição do Santíssimo Sacramento; mas, como então está ocupada principalmente em cerimônias de luto, pela Paixão de Jesus Cristo, julgou conveniente instituir outra festa particular para honrar este mistério com plena alegria.
De que maneira poderemos nós honrar o mistério que se celebra na festa do Corpo de Deus?
Para honrar o mistério que se celebra na festa do Corpo de Deus, devemos: 1º receber com particular devoção e fervor a sagrada Comunhão, e agradecer com todo o afeto do coração a Jesus Cristo, que quis dar-Se a cada um de nós neste Sacramento; 2º assistir nesta solenidade, e em toda a oitava, se se puder, aos ofícios divinos, particularmente ao Santo Sacrifício da Missa, e fazer frequentes visitas a Jesus, velado sob as espécies sacramentais.
Por que na festa do Corpo de Deus se leva solenemente a Santíssima Eucaristia em procissão?
Na festa do Corpo de Deus leva-se solenemente a Santíssima Eucaristia em procissão: 1º para honrar a Humanidade Santíssima de Nosso Senhor, escondido sob as espécies sacramentais; 2º para reavivar a fé, e aumentar a devoção dos fiéis para com este mistério; 3º para celebrar a vitória que Ele deu à sua Igreja sobre os inimigos do Santíssimo Sacramento; 4º para reparar de algum modo as injúrias que Lhe são feitas pelos inimigos da nossa Religião.
Como se deve assistir à procissão do Corpo de Deus?
À procissão do Corpo de Deus deve-se assistir: 1º com grande recolhimento e modéstia, sem ficar olhando para um lado e para outro, nem falando sem necessidade; 2º com intenção de honrar por meio das nossas adorações o triunfo de Jesus Cristo; 3º pedindo-Lhe humildemente perdão pelas comunhões indignas e por todas as outras profanações que se fazem a este divino Sacramento; 4º com sentimentos de fé, de confiança, de amor e de reconhecimento para com Jesus Cristo presente na hóstia consagrada.
Catecismo Maior de São Pio X. Anápolis: Edições Santo Tomás, 2005, p. 260-262.