Da Penitência: § 1º. Da Penitência em geral

Este texto é composto de perguntas e respostas sobre a doutrina do Sacramento da Penitência (ou Confissão), extraídas do Catecismo Maior de São Pio X. Neste artigo, São Pio X fala sobre a Penitência em geral. Confira!

670. Que é o Sacramento da Penitência?

A Penitência, chamada também Confissão, é o Sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo.

671. Por que se dá a este Sacramento o nome de Penitência?

Dá-se a este Sacramento o nome de Penitência porque, para obter o perdão dos pecados, é necessário detestá-los com arrependimento, e porque quem cometeu uma falta deve sujeitar-se à pena que o Sacerdote impõe.

672. Por que este Sacramento se chama também Confissão?

Chama-se este Sacramento também Confissão porque, para alcançar o perdão dos pecados, não bata detestá-los, mas é necessário acusar-se deles ao Sacerdote, isto é, confessá-los.

673. Quando Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Penitência?

Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Penitência no dia da sua Ressurreição, quando, depois de entrar no cenáculo, deu solenemente aos seus Apóstolos o poder de perdoar os pecados.

674. Como deu Jesus Cristo aos seus Apóstolos o poder de perdoar os pecados?

Jesus Cristo deu aos seus Apóstolos o poder de perdoar os pecados soprando sobre eles, e dizendo: Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos.

675. Qual é a matéria do Sacramento da Penitência?

Distingue-se a matéria do Sacramento da Penitência em remota e próxima. A matéria remota é constituída pelos pecados cometidos pelo penitente depois do Batismo, e a matéria próxima são os atos do próprio penitente, isto é, a contrição, a acusação e a satisfação.

676. Qual é a forma do Sacramento da Penitência?

A forma do Sacramento da Penitência é esta: Eu te absolvo dos teus pecados.

677. Quem é o ministro do Sacramento da Penitência?

O ministro do Sacramento da Penitência é o Sacerdote aprovado pelo Bispo para ouvir confissões.

678. Por que o Sacerdote deve ser aprovado pelo Bispo?

 O Sacerdote deve ser aprovado pelo Bispo para ouvir confissões porque, para administrar validamente este Sacramento, não basta o poder da Ordem, mas é necessário também o poder de Jurisdição, isto é, a faculdade de julgar, que deve ser dada pelo Bispo.

679. Quantas são as partes do Sacramento da Penitência?

As partes do Sacramento da Penitência são: a contrição, a confissão e a satisfação da parte do pecador, e a absolvição da parte do sacerdote.

680. Que é a contrição ou dor dos pecados?

A contrição ou dor dos pecados é um desgosto da alma pelo qual se detestam os pecados cometidos, e pelo qual o pecador se propõe não os tornar a cometer no futuro.

681. Que quer dizer esta palavra contrição?

A palavra contrição quer dizer fratura ou despedaçamento, como quando uma pedra é esmagada e reduzida a pó.

682. Por que se dá o nome de contrição à dor dos pecados?

Dá-se o nome de contrição à dor dos pecados para significar que o coração duro do pecador de certo modo se despedaça pela dor de ter ofendido a Deus.

683. Em que consiste a confissão dos pecados?

A confissão consiste na acusação distinta dos nossos pecados ao confessor, para dele recebermos a absolvição e a penitência.

684. Por que a confissão se chama acusação?

Chama-se a confissão acusação porque não deve ser uma narração indiferente, mas sim uma verdadeira e dolorosa manifestação dos próprios pecados.

685. Que é a satisfação ou penitência?

A satisfação ou penitência é a oração ou outra boa obra que o confessor impõe ao pecador em expiação dos seus pecados.

686. Que é a absolvição?

A absolvição é a sentença que o Sacerdote pronuncia, em nome de Jesus Cristo, para perdoar os pecados ao pecador.

687. Das partes do Sacramento da Penitência, qual é a mais necessária?

Das partes do Sacramento da Penitência, a mais necessária é a contrição, porque sem ela nunca se pode obter o perdão dos pecados, e com ela só, quando é perfeita, pode obter-se o perdão, contanto que esteja unida ao desejo, ao menos implícito, de confessar-se.


São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 168-171.