Da Penitência: § 7º. Do modo de se confessar

Este texto é composto de perguntas e respostas sobre a doutrina do Sacramento da Penitência (ou Confissão), extraídas do Catecismo Maior de São Pio X. Neste artigo, São Pio X fala sobre o modo de se confessar. Confira!

760. Como vos apresentareis ao confessor?

Ponho-me de joelhos aos pés do confessor, e digo: Abençoai-me, Padre, porque pequei.

761. Que fareis enquanto o confessor vos der a bênção?

Inclino-me humildemente para receber a bênção, e faço o sinal da Cruz.

762. Depois de feito o sinal da Cruz, que direis?

Depois de feito o sinal da Cruz, direi: Eu me confesso a Deus todo-poderoso, à bem-aventurada sempre Virgem Maria, a todos os Santos, e a vós, Padre, porque pequei.

763. E depois que direis?

Depois direi: Confessei-me em tal tempo; por graça de Deus recebi a absolvição, cumpri a penitência, e fui à Comunhão. Em seguida faz-se a acusação dos pecados.

764. Terminada a acusação dos pecados, que direis?

Direi: Acuso-me ainda de todos os pecados da vida passada, especialmente contra tal ou qual virtude, por exemplo, contra a pureza, contra o quarto Mandamento etc.

765. Depois desta acusação, que direis ainda?

Direi: De todos estes pecados e de todos aqueles de que não me lembro peço perdão a Deus de todo o coração; e a vós, Padre, peço a penitência e a absolvição.

766. Concluída assim a acusação dos pecados, que mais resta a fazer?

Concluída a acusação dos pecados, é necessário ouvir com respeito o que disser o confessor; aceitar a penitência com sincera vontade de cumpri-la; e, enquanto ele dá a absolvição, renovar o ato de contrição.

767. Depois de recebida a absolvição, que há ainda a fazer?

Depois de recebida a absolvição, é preciso agradecer a Nosso Senhor, cumprir quanto antes a penitência, e pôr em prática os avisos do confessor.


São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 184-186.