Este texto é composto de perguntas e respostas sobre a doutrina do Sacramento da Eucaristia, extraídas do Catecismo Maior de São Pio X. Neste artigo, São Pio X fala sobre as disposições necessárias para bem comungar. Confira!
625. Produz o Sacramento da Eucaristia sempre em nós os seus maravilhosos efeitos?
Ele produz em nós os seus maravilhosos efeitos quando o recebemos com as devidas disposições.
626. Quantas coisas são necessárias para fazer uma comunhão bem feita?
Para fazer uma comunhão bem feita, são necessárias três coisas: 1ª. estar em estado de graça; 2ª. estar em jejum desde a meia-noite até o momento da comunhão**; 3ª. saber o que se vai receber e aproximar-se da sagrada Comunhão com devoção.
627. Que quer dizer: estar em estado de graça?
Estar em estado de graça que dizer: ter a consciência limpa de todo o pecado mortal.
628. Que deve fazer antes de comungar quem sabe que está em pecado mortal?
Quem sabe que está em pecado mortal deve fazer uma boa confissão antes de comungar; porque para quem está em pecado mortal não basta o ato de contrição perfeita, sem a confissão, para fazer uma comunhão bem feita.
629. Por que não basta o ato de contrição perfeita, a quem sabe que está em pecado mortal, para poder comungar?
Porque a Igreja ordenou, em sinal de respeito a este Sacramento, que quem é culpado de pecado mortal não ouse receber a Comunhão sem primeiro se confessar.
630. Quem comungasse em pecado mortal receberia a Jesus Cristo?
Quem comungasse em pecado mortal receberia Jesus Cristo, mas não a sua graça; pelo contrário, cometeria sacrilégio e incorreria na sentença de condenação.
631. Em que consiste o jejum eucarístico?
O jejum eucarístico consiste em abster-se de qualquer espécie de comida ou bebida***.
632. Pode comungar quem engoliu restos de comida presos aos dentes?
Quem engoliu restos de comida presos aos dentes pode comungar, porque já não são tomados como alimentos ou perderam tal condição.
633. Quem não está em jejum pode comungar alguma vez?
Comungar sem estar em jejum é permitido aos doentes que estão em perigo de morte, e aos que obtiveram permissão especial do Papa em razão de doença prolongada. A comunhão feita pelos doentes em perigo de morte chama-se Viático, porque os sustenta na viagem que eles fazem desta vida à eternidade.
634. Que querem dizer as palavras: saber o que se vai receber?
Saber o que se vai receber quer dizer: conhecer o que ensina com respeito a este Sacramento a Doutrina Cristã e acreditá-lo firmemente.
635. Que quer dizer: comungar com devoção?
Comungar com devoção quer dizer: aproximar-se da sagrada Comunhão com humildade e modéstia, tanto na própria pessoa como no vestir, e fazer a preparação antes e a ação de graças depois da Comunhão.
636. Em que consiste a preparação antes da Comunhão?
A preparação antes da Comunhão consiste em nos entretermos algum tempo a considerar quem é Aquele que vamos receber e quem somos nós; e em fazer atos de fé, de esperança, de caridade, de contrição, de adoração, de humildade e de desejo de receber a Jesus Cristo.
637. Em que consiste a ação de graças depois da Comunhão?
A ação de graças depois da Comunhão consiste em nos conservarmos recolhidos a honrar a presença do Senhor dentro de nós mesmos, renovando os atos de fé, de esperança, de caridade, de adoração, de agradecimento, de oferecimento e de súplica, pedindo sobretudo aquelas graças que são mais necessárias para nós e para aqueles por quem somos obrigados a orar.
638. Que se deve fazer no dia da Comunhão?
No dia da Comunhão deve-se manter, o mais possível, o recolhimento, e ocupar-se em obras de piedade, bem como cumprir com grande esmero os deveres de estado.
639. Depois da sagrada Comunhão, quanto tempo permanece Jesus Cristo em nós?
Depois da sagrada Comunhão, Jesus Cristo permanece em nós com a sua graça enquanto não se peca mortalmente; e com a sua presença real permanece em nós enquanto não se consomem as espécies sacramentais.
São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 158-161.
** Disposição alterada desde o Papa Pio XII (N. dos Eds.)
*** Exceto a água natural, que, segundo a atual disciplina eucarística, não quebra o jejum. (N. dos Eds.)