Neste artigo conto um breve resumo da história de Nossa Senhora de Guadalupe e também disponibilizo um desenho que fiz para colorir de Nossa Senhora de Guadalupe.
Hoje, 12 de Dezembro, é dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina!!
Um pequeno resumo da história: Nossa Senhora apareceu a Juan Diego em 1531 para pedir ao Bispo da cidade a construção de uma capela em Sua honra. Porém, o Bispo não acreditando, pediu um sinal. Nossa Senhora mandou então Juan Diego colher flores em uma região onde seria impossível ter flores àquela época do ano devido ao inverno e ao ambiente impróprio à vida de qualquer planta, e pediu para levá-las a Ela novamente. Então, Juan Diego colheu as flores e levou-as para Nossa Senhora, como Ela lhe tinha pedido. Ela mesma arrumou as flores no manto de Diego e mandou-o levar, então, as flores ao Bispo como sinal de que Ela realmente estava aparecendo a ele. Chegando à presença do Bispo, Juan Diego abriu sua tilma para mostrar-lhe as flores, eis que a imagem da Virgem Santíssima estampou-se naquele exato momento no tecido, para a surpresa de todos! Análises científicas da imagem dizem que aquilo não é uma pintura, pois a imagem não foi feita à pinceladas, ou seja, é um milagre. Também não se sabe explicar como tantos séculos se tem passado sem que a tilma, feita de agave, não tenha se desintegrado. Reflexos e imagens nos olhos da Virgem foram encontrados, coisas impossíveis de serem feitos por mãos humanas, especialmente num tecido tão rude. As estrelas do manto representam os astros mais brilhantes e visíveis no céu daquela noite. A história de Nossa Senhora de Guadalupe é muito bela, e são intrigantes os resultados científicos obtidos com o estudo do manto. Há um livro que conta a história da aparição, seu contexto histórico e alguns resultados científicos da imagem estampada na tilma: “O Milagre de Guadalupe”, de Francis Johnston, 5ª Edição, Aparecida: Editora Santuário, 2005.
Meu filho, o mais querido! Eu quero que saibas, com certeza, que eu sou a perfeita e perpétua Virgem Maria, a Mãe do verdadeiro Deus, através de quem tudo vive, o Pai de todas as coisas, que é o Senhor do Céu e da Terra. Desejo, ardentemente, que se construa aqui um “teocalli” (templo) em minha honra, no qual oferecerei e demonstrarei todo o meu amor, minha compaixão, minha ajuda e proteção ao povo. Eu sou tua Mãe de Misericórdia, a Mãe de todos os que vivem unidos nestas terras, de toda a humanidade e de todos aqueles que me amam, de todos aqueles que choram, de todos aqueles que confiam em mim. Aqui, ouvirei teu pranto, aliviarei tuas dores e darei remédio a teus sofrimentos, necessidades e infortúnios. Por isso, para que se realizem minhas intenções, vai à casa do bispo da Cidade de México e diz-lhe que eu te envio, que é meu desejo que se construa um “teocalli” aqui. Conta-lhe tudo o que viste e ouviste. Asseguro-te que ficarei muito agradecida a ti e te recompensarei por teres feito, cuidadosamente, tudo o que te pedi. Agora que escutaste minhas palavras, meu filho, vai e faz da melhor maneira que possas.[1]
E para este dia especial, eu preparei algo para as crianças: um desenho para colorir de Nossa Senhora de Guadalupe. Deu um pouco de trabalho, pois usei a figura original para elaborar o desenho abaixo, mas valeu a pena!
Meu querido filho, escuta e permite que minhas palavras invadam teu coração. Não fiques preocupado e nem te angusties com sofrimentos. Não temas nenhuma enfermidade ou moléstia, ansiedade ou dor. Não estou aqui, eu que sou tua mãe? Não estás debaixo de minha sobra e proteção? Não sou eu a fonte de tua vida? Não estás entre as dobras de meu manto? Sob o abrigo de meus braços? Há mais alguma coisa de que possas necessitar?[2]
E viva Nossa Senhora de Guadalupe! Senhora e Rainha da América Latina!!
Salve Maria Santíssima!!
[1] JOHNSTON, F. O Milagre de Guadalupe. 5ª Edição, Aparecida: Editora Santuário, 2005, p.38.
[2] Ibidem, p.49.
Menina, mas como você é boa também em desenhos! Ten alguma coisa que vocênão sabe fazer?! Kkkkkkkkkkkkkkk
Ficou muito bom! Vou guardar para quando o meu príncipe estiver maior.
Acho linda esta mensagem de Nossa Senhora que você colocou abaixo do desenho. Quanto amor maternal e conforto ela transmite!
Salve Maria!
kkkk… Laura, tem muita coisa que não sei fazer, pode apostar!!! Tricô, por exemplo, é uma delas. Eu só sei fazer pontinhos básicos, o máximo que consigo tricotar é cachecol rsrsrs…
Linda mensagem mesmo! Embora tenha sido dita para S. Juan Diego, ela serve para todos nós, e eu quis colocar no post exatamente para mostrar o carinho maternal que Nossa Senhora tem por seus filhos que lhe são queridos e que sofrem ainda as angústias dessa vida terrena. 🙂
Fica com Deus!! Salve Maria!