Novena do Menino Jesus (Novena de Natal)

Este post contém a Novena de Natal, retirado do Manual dos Congregados Marianos. Esta novena começa no dia 16 de dezembro e termina no dia 24 do mesmo mês.

"Adoração dos Pastores" - Bartolomé Steban Murillo
“Adoração dos Pastores” – Bartolomé Steban Murillo

(A Novena de Natal começa a 16 de dezembro e termina no dia 24 do mesmo mês.)

V. Deus, in adjutórium meum intende.
R. Domine, ad adjuvandum me festina.
V. Gloria Patri, et Filio et Spiritui Sancto.
R. Sicut erat in principio, et nunc, et semper et in saecula saeculórum. Amen. Alleluia.

1. Eterno Padre, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, o mistério do nascimento do nosso divino Redentor.

Gloria Patri […]

2. Eterno Padre, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, os sofrimentos da Santíssima Virgem e de S. José na longa e penosa jornada de Nazaré a Belém, e a angústia de seus corações por não acharem onde hospedar-se, quando se aproximara o nascimento do Redentor do mundo.

Gloria Patri […]

3. Eterno Padre, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, o presépio em que Jesus Cristo nasceu, as palhinhas que lhe serviram de berço, o frio que sofreu, as mantilhas em que foi envolvido, as lágrimas que derramou e os seus ternos gemidos.

Gloria Patri […]

4. Eterno Padre, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, a dor que padeceu o divino Infante Jesus em seu delicado corpinho, quando se submeteu ao duro golpe da circuncisão e o precioso sangue que ele pela primeira vez derramou para salvação do gênero humano.

Gloria Patri […]

5. Eterno Padre, eu vos ofereço para vossa honra e glória e para minha salvação, a humildade, mortificação, paciência, caridade e todas as virtudes de Jesus Menino, e vos agradeço, amo e bendigo constantemente por este inefável mistério da Incarnação do Verbo divino.

Gloria Patri […]

V. Roráte coeli désuper et nubes pluant Justum:
R. Aperiátur terra, et gérminet Salvatórem.

Orémus

Excita, Dómine, corda nostra ad praeparándas Unigéniti tui vias; ut per ejus advéntum purificátis tibi mentibus servire mereámur. Qui tecum vivit et regnat in saecula saeculórum.

R. Amen.

V. Rociai, ó céus, do alto, e chovam as nuvens o Justo.
R. Abra-se a terra, e germine o Salvador.

Oremos

Excitai, Senhor, os nossos corações a prepararem os caminhos do vosso Unigênito; para que, pelo advento deste, mereçamos servir-vos com puro coração. O qual convosco vive e reina pelos séculos dos séculos.

R. Amém


Manual dos Congregados. São Paulo: Ambrosiana – Cia. Gráfica e Editorial, 1954, p.259-260.