Este post contém textos de meditação, retirados do Manual da Paróquia, para quatro visitas ao Santíssimo Sacramento: Visita de adoração, agradecimento, reparação e petição. Confira!
“Vinde a mim vós todos que trabalhais e vos sentis atribulados, e eu vos aliviarei” (Mt 9, 28).
No tabernáculo reside o Filho de Deus, oferecendo-se sem cessar a seu eterno Pai em adoração e ação de graças, em expiação e reparação dos nossos pecados, e em petição das graças necessárias para a nossa salvação.
No silêncio do santuário Jesus a todos convida, a todos chama para lhes dar força, alívio e consolação.
Vinde, pois, visitar frequentemente a Jesus sacramentado para o adorar e lhe agradecer, em reparação e desagravo pelo esquecimento e ingratidão dos homens, e para pedir suas graças e bênçãos divinas.
PRIMEIRA VISITA: Visita de adoração
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Ó Jesus, Criador e Redentor meu, aqui presente neste augusto sacramento com o vosso corpo, sangue, alma e divindade, tão real e perfeitamente como estais no céu, eu vos adoro com o mais profundo respeito, bendigo a vossa divina majestade, glorifico a vossa magnificência, e louvo a vossa beleza infinita.
Só vós, ó Jesus, sois a consolação, a alegria e a felicidade de minha alma; só a vós, Senhor, todas as criaturas no céu e na terra devem render glória e adoração.
Eu vos adoro, meu Jesus, em nome de todas as criaturas, principalmente daquelas que não vos adoram.
E para que minha pobre adoração mais vos agrade, ofereço-vos, meu divino Redentor, todos os atos de adoração dos santos apóstolos e confessores, dos gloriosos mártires e das santas virgens, dos anjos que vos fazem guarda de honra aqui diante do sagrado tabernáculo, dos arcanjos que estão diante do vosso trono, no céu, e de todos os querubins e serafins.
Em particular, vos ofereço, meu amado Jesus, a adoração de São João Apóstolo, vosso amigo angélico, de São José que tanto vos ama, e sobretudo de vossa Mãe, a Virgem imaculada, Maria Santíssima.
Aceitai propício e benigno, ó meu divino Salvador, este ato de adoração que eu vos faço, em união com os vossos anjos e santos, e pelo Coração puríssimo de vossa Mãe imaculada, e fazei que sempre me aproxime de vós com a mais viva fé, devoção e amor, a fim de ter a dita inefável de adorar-vos um dia com os anjos e santos, na glória eterna do céu. Assim seja.
SEGUNDA VISITA: Visita de agradecimento
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Ó meu clementíssimo Jesus, quão grandes e incompreensíveis são as graças que me concedestes e todos os dias me concedeis com liberalidade infinita, não obstante a minha miséria e os meus pecados!
Agradeço-vos, Senhor, ter-me dado a vida e todas as criaturas que destinastes ao meu serviço.
Agradeço-vos, meu piedosíssimo Jesus, vos terdes feito homem, por meu amor, e morrido na cruz para me salvar.
Agradeço-vos a Santa Igreja que fundastes na terra, os santos sacramentos que instituístes, o me terdes feito nascer na fé católica, nela me conservado até hoje, e o não me terdes deixado morrer em pecado, dando-me o tempo e a graça suficiente para fazer penitência.
Agradeço-vos todas as graças que me concedeis de contínuo para minha santificação, e todos os benefícios que a cada passo me dispensais.
Em modo especial, Senhor, quero agradecer-vos o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, onde habitais conosco, onde sois alimento de minha alma, dando-me vida, força, consolação e alento.
Agradeço-vos, hoje, em particular… (alguma graça especial obtida, ou não mencionada nesta oração).
Ó meu amável Jesus, desejo que toda a minha vida seja um ato contínuo de agradecimento, por tudo quanto por mim fizestes com tanta bondade e misericórdia. Fazei que eu vos possa louvar e bendizer num hino perpétuo de ação de graças, com todos os anjos e santos do céu, pelos séculos dos séculos. Assim seja.
TERCEIRA VISITA: Visita de reparação
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Senhor meu, Jesus Cristo, quantas vezes vos tenho ofendido na minha vida passada*! Pesa-me, Senhor, de todo o meu coração. Arrependo-me de todos os meus pecados, não só por ter merecido os vossos castigos, mas muito mais por ter sido tão ingrato contra vós, que sois infinitamente bom e amável. Perdoai-me, Senhor, pelo preciosíssimo sangue que por mim derramastes.
Ó pacientíssimo Coração de Jesus, continuamente ofendido e injuriado pelos homens ingratos, eu vos adoro e vos amo com todo o afeto do meu coração, e para reparar de algum modo o esquecimento e a ingratidão dos pecadores, ofereço-vos meus pobres atos de amor, unidos ao fervor dos serafins, e não cessarei, Senhor, em toda a minha vida, de exaltar-vos e bendizer-vos.
Vencei, ó Jesus, com vossa misericórdia infinita, a obstinação dos pecadores; iluminai-os, convertei-os, atraí-os todos ao vosso amor. Sede médico caritativo, pastor amantíssimo, pai extremoso de todos os que vivem longe de vós, nas trevas do pecado, do erro e do vício.
Sede propício a todos nós, ó misericordiosíssimo Jesus, purificai as nossas almas no vosso sangue precioso, e conduzi-nos todos ao reino do vosso amor. Assim seja.
QUARTA VISITA: Visita de petição
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.
Piedosíssimo Jesus, em vosso nome e pelo vosso sangue, peço-vos perdão de todos os meus pecados, dos quais sinceramente me arrependo, e a graça de nunca mais vos tornar a ofender.
Abençoai, Senhor, o meu corpo e a minha alma, os meus pensamentos, palavras e obras, a minha vida e minha morte.
Aumentai-me a fé, a esperança e a caridade. Fazei que o vosso santo amor abrase todo o meu coração. Dai-me uma sincera caridade para com o próximo, tratando a todos como irmãos, amando-os e socorrendo-os em todas as suas necessidades.
Jesus, manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso.
Dai-me paciência. Preservai-me do pecado contra a castidade, fazendo-me servir-vos de coração puro, e limpo de corpo.
Abençoai os meus trabalhos; fortalecei a minha saúde e confortai-me nas minhas aflições. (Aqui pode pedir graças particulares).
Ó meu bom Jesus, dai-me a graça de uma boa morte, assisti-me na minha agonia, fazei que eu morra no vosso amor, para receber a coroa de glória que tendes preparado aos vossos eleitos. Assim seja.
* A expressão “vida passada” refere-se à vida de pecados que a pessoa possuía, antes de arrepender-se e confessar-se.
Manual da Paróquia. Compilado por Mons. Leovigildo Franca. Rio de Janeiro, Vozes, 5ª. edição, 1950, p.72-76.
Bom Dia!
Amo minha religião católica, sem Nosso Bom Deus nada somos.
Sou Católica. Sem Deus nada somos.