96 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima e uma pequena reflexão

Nestes 96 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, trago uma pequena reflexão sobre o que Ela veio nos pedir e por que as modas indecentes têm a ver com este pedido. Acompanhe o texto!

Hoje comemoramos 96 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, aos pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco. Assim como em tantas aparições [aprovadas pela Igreja], também em Fátima Maria Santíssima veio exortar o mundo à oração, à penitência, à conversão. Mas por quê? Porque a humanidade está ofendendo sobremaneira a Deus, e é preciso que os homens peçam perdão de seus pecados e se emendem, conforme disse a própria Mãe de Deus, pois “Nosso Senhor está muito ofendido.”

Os pecados da humanidade que ofendem sobremaneira a Deus são, especialmente, os pecados da carne que, segundo a própria Virgem, são os pecados que mais levam as almas para o inferno. E ainda, Nossa Senhora também alertou sobre uma questão que poucas pessoas dão importância hoje em dia e que contribuem para estes tipos de pecado: as modas indecentes. Disse a Puríssima Virgem que “Virão modas que ofenderão muito Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem seguir essas modas. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o Mesmo.”

As modas atuais ofendem muito a Nosso Senhor porque, longe de guardarem o recato, o pudor e auxiliar na modéstia cristã, são modas indecentes, sensuais, rebeldes, provocantes. As vitrines das lojas não nos negam! Basta passear em Shoppings Centers para vermos coisas pra lá de esdrúxulas e indecentes nas vitrines, e não somente para mulheres adultas como também para crianças! Eu já me deparei com roupas infantis que me fizeram ter horror ao que eu estava vendo, pois eram roupas totalmente sexualizadas… para crianças de 6-8 anos! Ensinou Pio XII que “a moda não pode jamais ser uma ocasião próxima de pecado”[1]. E o que temos visto hoje senão roupas que propiciam ocasiões de pecado? Disse Jesus: “Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração” (Mt 5, 28). Com efeito, quando uma mulher veste roupas sensuais e indecentes esses olhares de cobiça se tornam muito fáceis de acontecer. Roupas coladas, justas, sejam elas vestidos, saias, ou mesmo calças compridas — que delineiam as partes íntimas femininas em praticamente 99,9% dos modelos — são roupas que propiciam ocasiões de pecado grave, e por assim ser, ofendem sobremaneira a Deus. É por isto que precisamos fazer apostolado pela modéstia cristã, pois, entre tantos pedidos, Nossa Senhora de Fátima também veio nos pedir a modéstia no vestir. É importante dizer que combater o uso de roupas indecentes e defender a modéstia cristã no vestir jamais é uma questão de “imposição de vontade”, como muitas pessoas argumentam por aí, mas sim uma norma de caridade.

“Vesti com modéstia e muito pudor, olhai como veste a Mãe do Senhor.”

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Rezemos o Rosário neste dia em desagravo de todos os pecados cometidos contra o Sacratíssimo Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria Santíssima.


[1] Pio XII, Discurso aos participantes do I Congresso de Alta Moda, 1957, apud PINHEIRO, Pe. Daniel. [Instrução] A modéstia na Igreja. Acesso em 13/05/2013.

7 comments

  1. Acabei de ver que não era para mim =(

    Também espero uma resposta sobre uma questão mariana, lembra?

    Achei que a “blasfêmia protestante” se referia a minha pergunta. – melhor que não.

    quer q eu reenvie a dúvida por e-mail mesmo ou só espero?

    1. Oi, Cynthia!! Salve Maria!!

      De fato, a resposta acima não era pra você rs… Na realidade, eu só não publiquei o comentário da Luana porque entre as dúvidas sinceras dela tinha um link para um site protestante, que continha um texto injurioso contra Nossa Senhora. Ela quer que eu lhe tire as dúvidas a respeito do tal texto. E para não dar ocasião para que algum leitor, por curiosidade, clique no link e leia coisas tão nocivas à fé e que ferem profundamente o Imaculado Coração de Maria, eu resolvi não publicar o comentário com o link.

      Mas não se preocupe pois eu não me esqueci da sua dúvida não, viu!!! Consegui encontrar alguns excelentes materiais sobre a Mediação de Nossa Senhora, estou terminando de ler um livro maravilhoso! Depois que eu terminar, vou tentar montar um texto em forma de artigo para publicar no blog (talvez dê mais de um artigo, o assunto é vasto!). São coisas maravilhosas que os católicos desconhecem! Estou aprendendo tantas coisas!! Meu Deus, como nossa Igreja é rica!!!! E quanta grandeza e realeza possui a Virgem Santíssima!! 😀

      Tenha só mais um pouquinho de paciência (tadinha de você, to te pedindo isto desde o ano passado hehe…).

      Beijos e fica com Deus!

  2. Oi, Luana! Você poderia por gentileza me enviar o seu email ou então entrar em contato comigo diretamente pelo formulário de contato? Eu prefiro responder às questões que você me fez privadamente, especialmente para não dar “ibope” às ideias blasfemas protestantes. Pode ficar à vontade para me mandar suas dúvidas, será um prazer respondê-las, mas eu prefiro que você as faça por email.

    Se eu demorar um pouco para responder não se preocupe. Vou respondendo suas dúvidas na medida da minha capacidade e também de acordo com o tempo disponível que eu possuo.

    Fica com Deus!
    Salve Maria Puríssima!!

    1. Muito obrigada, Melissa. Vou enviar até hoje a noite =)

    2. Oi Cynthia, a sua dúvida é “Como é PRECISO a interseção de Maria?”, deixada no artigo
      Necessidade que temos da intercessão de Maria Santíssima para nossa salvação
      ? Eu tive que liberar seu comentário de forma manual no post onde você o deixou, pois tive problemas com o blog e alguns comentários que eu não tinha liberado na conta antiga não vieram para a nova. Mas ele está na minha tag de emails “comentários pendentes”. Vou respondê-la assim que conseguir montar o texto, conforme lhe expliquei logo abaixo no seu outro comentário!! Se você tiver mais dúvidas, me escreva, pode ser por email mesmo.

      Beijos e fica com Deus!!
      Salve Maria!!

  3. Verdade. Eu sou homem, mas também busco me vestir com modéstia. O pessoal até zomba pq mesmo em casa eu uso camisa, e nas raras vezes que vou à praia fico de calção e camisa, mas eu sei que é assim que Deus quer que eu me vista. As pessoas dizem que a modéstia é coisa antiquada, caretice, etc, mas dane-se se for, pois a verdade não muda.

    A modéstia é uma forma de apontar para Cristo, e é vestir-se de forma a glorificar a nosso Senhor e não servir como pedra de tropeço.

    1. Oi, Felipe!
      Com certeza! Foi excelente o que você escreveu por último “A modéstia é uma forma de apontar para Cristo, e é vestir-se de forma a glorificar a nosso Senhor e não servir como pedra de tropeço.”
      Que a Virgem Santíssima sempre o acompanhe e o proteja!!
      Salve Maria Imaculada!!

Comments are closed.