Oração para as tribulações e para as tentações

Este post contém duas orações, uma oração para as tribulações de nossas vidas, e outra oração para as tentações que nos advêm. Ambas as orações foram retiradas do Manual da Paróquia. Confira!

"Ángeles adorando el Corazón de Jesús" - Vicente López Portaña (1795).
“Ángeles adorando el Corazón de Jesús” – Vicente López Portaña (1795).

Oração nas tribulações

Senhor meu Deus, sede bendito agora e sempre, porque tudo se faz segundo quereis, e é bom tudo que fazeis. Pai justo e sempre digno de louvores, é chegada a hora em que há de ser provado o vosso servo; Pai amoroso, é de justiça que eu sofra alguma coisa; Pai sempre adorável, o momento que de toda a eternidade prevíeis havia de vir, ei-lo chegado. Pai santo, assim o determinastes, deste modo o quisestes, e como o mandastes assim se fez. Sem o vosso desígnio e sem a vossa providência nada se faz na terra. Para mim é bom, Senhor, que me tenhais humilhado, para que assim aprenda a procurar consolação em vós, antes que nos homens. Graças vos dou por não me terdes poupado ao sopro da adversidade, antes me terdes castigado severamente, infligindo-me dores, e acabrunhando-me por todos os lados de angústias. Não há ninguém debaixo do céu capaz de me consolar senão vós, Senhor meu Deus, médico celestial das almas, que feris e sarais, que nos conduzis até às portas da morte e delas tornais a tirar-nos.

Pai amantíssimo, eis-me aqui em vossas mãos. Dobrai a minha cerviz, para que as minhas torcidas inclinações se endireitem segundo a retidão da vossa vontade. Fazei de mim, como bem sabeis fazê-lo, um discípulo humilde e piedoso, sempre pronto a obedecer-vos ao menor aceno. Abandono-me com tudo o que me pertence à vossa punição, pois é preferível ser castigado nesta vida, a sê-lo na outra. Vós sabeis tudo, e não há nada na consciência humana que vos seja oculto. Sabeis o que mais convém à minha salvação, e como me é útil a tribulação para limpar a ferrugem dos vícios.

Fazei de mim, como for de vossa vontade e gosto. Não me desprezeis por causa da minha vida pecaminosa, que vós só, mais que nenhum outro, bem claramente conheceis. Fazei-me, Senhor, possível pela graça, o que pela natureza me parece impossível. Bem sabeis quão pouco posso padecer, e como realmente me abato pela menor contrariedade. Permiti, pois, ó meu Jesus, que se me torne aprazível e amável, pelo vosso nome, qualquer prova e tribulação, visto como é no experimentar dores e aflições por amor de vós, que minha alma achará sua salvação. Assim seja.

Oração nas tentações

Bendito seja, Senhor, para sempre o vosso santo nome, pois permitistes que viessem sobre mim estas tentações. Não as poderei evitar; mas é indispensável que a vós recorra, para que me auxilieis, e as torneis em meu proveito.

Eis-me, Senhor, em vexame! meu coração está desassossegado por causa desta paixão que o atormenta vivamente. E que vos direi, Pai amantíssimo? Estou entre angústias, salvai-me nesta hora! É por isso que para vós me chego, a fim de que manifesteis a vossa glória, e me livreis, quando mais humilhado eu estiver. Dignai-vos, Senhor, livrar-me deste estado, porquanto, pobre de mim, que farei e onde irei sem vós? Por mais esta vez ainda, Senhor, dai-me força e paciência. Sustentai-me, meu Deus, e nada temerei, quaisquer que sejam os males que venham sobre mim.

Poderosa é a vossa mão onipotente para afastar de mim esta tentação e moderar sua violência, para que não sucumba de todo. E quanto para mim é mais dificultosa esta mudança, tanto mais fácil é ela para vós, porque é obra da destra do Altíssimo. Em vós, ó meu Deus, esperei; não serei confundido eternamente. Assim seja.


Manual da Paróquia. Rio de Janeiro, Vozes, 5ª. edição, 1950, p. 250-251; 253. Compilado por Mons. Leovigildo Franca.

4 comments

  1. Olá Melissa!
    Salve Maria!
    Muito obrigada pelo seu e-mail e, principalmente, por ter partilhado comigo… Não tive como responder, desculpe?!
    Acho que ganhei uma amiga?!
    Que a Virgem Santíssima cuide do nosso coração!

    Gostei destas duas orações (acho que teve um pouquinho a ver) eu já as tinha e gosto muito, e estava mesmo rezando elas… Este Manual da Paróquia é muito bom! Amo de paixão estes livros antigos de orações!

    Que a Santíssima Mãe de Deus possa lhe recompensar todo o carinho e disponibilidade!
    Fico mesmo muito agradecida, viu?!
    Agora, já estou retomando o meu blog… uff saudade!
    Um santo dia pra você!
    Contemplemos Jesus na escola de Maria!

    Nívea

  2. Oi, Nívea, Salve Maria!

    Imagina, de nada! Não tem problema, quando puder me responder, responda. Sei que o tempo urge, para todos! rsrsrs…

    Com certeza você ganhou uma amiga 🙂

    Este Manual da Paróquia é uma relíquia! Não se fazem mais bons livros de orações como antigamente!!

    Que bom que voltou ao blog! Agora com força total, né?? 😀

    Fica com Deus!
    Uma santa semana para você!!

Comments are closed.